COMUNICADO À IMPRENSA


A direção do Barco Cisne Branco informa que o procedimento de re-flutuação iniciado no sábado à tarde, continua sendo realizado por uma equipe de técnicos especializados.

Esta é uma operação delicada e demorada que requer muitos cuidados no sentido de preservar a integridade do casco da embarcação. Portanto não há como ter uma estimativa de tempo de conclusão. Cada suspensão da operação, por qualquer motivo, requer uma retomada de pelo menos quatro horas. Hoje a tarde a operação foi suspensa pelo rompimento de um dos cabos, gerando uma sobrecarga nos demais. Novos cabos estão sendo instalados e os trabalhos continuam no mínimo hoje e amanhã.

Não há como estimar os prejuízos gerados por este incidente, nem o tempo de retomada das operações.

As manifestações de apoio recebidas tem sido incontáveis, a direção do Barco Cisne Branco agradece e recebe com carinho toda esta energia, prometendo não medir esforços para retomar as atividades normais no menor prazo possível.


Histórico


A embarcação CISNE BRANCO foi construída por uma agência de viagens de nome ORGATUR fundada em Porto Alegre no ano de 1962. Desde o início, a ORGATUR se dedicou de forma pioneira ao turismo - com frota própria, criando, montando e operando roteiros turísticos que nasciam em Porto Alegre e que rapidamente se estenderiam por todo o Brasil e para os países vizinhos. No ano de 1976, já que não existiam embarcações adequadas, decidiu projetar um barco moderno de turismo. Adquiriu um estaleiro, contratou equipe técnica, armou e construiu três embarcações, incluindo o maior e majestoso, CISNE BRANCO. Batizado com o nome que lembra o nome do Hino da Marinha Brasileira, o CISNE BRANCO foi lançado às águas em 1978, em solenidade inaugural chancelada pelos governos do Estado do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre da época.


Licenciado inicialmente para 200 passageiros, fez uma brilhante trajetória de sucesso. No decorrer dos seus 38 anos de operações, o CISNE BRANCO sofreu reformas de modernização, segurança e funcionalidade.

Seu ponto de embarque/desembarque, que sempre fora na chamada “Doca Turística” localizada na zona norte, foi transferido para o Centro da Cidade em 1991, para o Portão Central do Cais do Porto de Porto Alegre, na Av.Mauá, 1050, onde houve também, anos mais tarde, a cessão de um pequeno espaço usado como sala de recepção, local de informações e venda de ingressos. Além dos passeios regulares que eram oferecidos na época, foi feito um trabalho para posicionar o Cisne Branco também como um Espaço Cultural Flutuante, palco de diversas manifestações culturais realizadas até hoje. Explorando o turismo fluvial, o barco oferece, além dos passeios regulares, seu espaço e infraestrutura para eventos particulares e empresariais.


Estrutura


Dimensões: 40 m de comprimento (proa a popa), largura (boca): 7m, altura: 15m.


Casco : duplo, de aço, fundo chato, especial para navegação interior, dotado de 4 compartimentos estanques, a saber :

1. praça de máquinas

2. salão de festas

3. copa e cozinha

4. camarotes da tripulação


Configuração: possui 3 decks (pisos), sendo:

· panorâmico (superior/terraço): conta com mesas e bancos, cabine de comando e camarote do comandante

· intermediário: onde se situa o restaurante, com bar, copa, mesas, e o acesso para embarque/ desembarque dos passageiros

· inferior: onde se encontra o salão de festas ou danceteria, com pista de dança, mesas, bar, copa, cozinha, sanitários, camarote da tripulação e praça de máquinas.


Segurança e equipamentos: casco de aço, casco duplo de chapa grossa (caso se romper o casco externo, há sustentação no segundo casco), compartimentos estanques (fazendo água em um dos compartimentos, a flutuação se dá com os restantes compartimentos), bússola, radar, faróis, demais equipamentos de navegação, e todos os quesitos que são determinados e exigidos pelo Ministério da Marinha, como coletes, botes, instalações antiincêndio, etc.

Destaque
Recentes
Arquivo
Tags

​​​​© 2018 por Doxxa | Conteúdo e Relacionamento

CONTATO:

 

SIGA:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle