TMSA completa 50 anos comemorando a conclusão da segunda maior obra de sua história



No ano em que comemora 50 anos de atividades, a gaúcha TMSA – Tecnologia em Movimentação realiza as entregas do segundo maior projeto da história da empresa, para a Corporación Navios (CNSA), no Uruguai. A obra, realizada em menos de 18meses e cujo valor global supera US$ 64 milhões, faz parte da ampliação do terminal portuário da CNSA, reforçando a capacidade logística do Uruguai. O projeto inclui equipamentos inovadores, tais como um carregador de navios customizado para operar nos dois lados do píer, tanto com minerais (ferro e manganês), quanto com grãos e seus derivados, em sistema de descarga de barcaças por grabs e uma máquina combinada para empilhamento e retomada de minério.


Fundada em 1966 com capital 100 % nacional, a TMSA – Tecnologia em Movimentação consolidou-se ao longo dos últimos anos como uma das principais fornecedoras no Mercosul de equipamentos para terminais portuários e movimentação de granéis sólidos em altas capacidades e longas distâncias. Avançando na contramão da crise, acaba de receber reconhecimento nacional como uma das Melhores e Maiores empresas da Agroindústria do Brasil, figurando em 3º lugar no setor de máquinas, equipamentos e ferramentas, além de ter sido selecionada com uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil pela revista Amanhã.



Relativamente imune a esta última crise, registrou um crescimento de 38% em 2015. Diante da capacidade de sua equipe especializada, a empresa tem desenvolvido soluções diferenciadas para fornecer equipamentos de qualidade e atuar com competência em diferentes mercados. Atualmente, possui mais de 750 colaboradores diretos, gerando pelo menos outros 1mil empregos diretos em seus subcontratados de fabricação e montagem industrial. Totalizando assim mais de 10 mil pessoas ligadas, de forma direta ou indireta, em sua extensa cadeia produtiva, localizada principalmente dentro do país. Sua estratégia de negócios está focada na inovação e na diversificação de produtos e mercados, com destaque para Terminais Portuários, Agroindústrias, Mineração, Termoelétricas, Fertilizantes, Energia Renovável (Biomassa).


Aos 50 anos contabiliza mais de 1mil projetos finalizados, em mais de 20 países. No Brasil, possui grandes obras em praticamente todos os estados, destacando-se os terminais portuários de Rio Grande (RS), São Francisco do Sul (SC), Paranaguá (PR), Santos e Guarujá (SP), Vitória (ES), Pecém (CE), São Luiz (MA) e Barcarena (PA).


“Neste momento também estamos entregando dois projetos em Barcarena (PA), no corredor norte do Brasil, que incluem carregadores de navios, sistema de movimentação de grãos para recebimento fluvial e rodoviário, armazenagem e transferência. Em um dos casos, destaca-se a ponte com comprimento de mais de 1.300 metros e, no outro, o fato de tratar-se de modernização e conversão de um antigo terminal portuário de carregamento de Caolin (mineral utilizado na fabricação de papel, cerâmica e tintas), construído pela TMSA na década de 1990, em terminal de recepção e embarque de grãos. Em ambos os projetos, também foram instalados sistemas de recepção flutuante de barcaças de alta capacidade que operam com capacidade de até 2 mil toneladas por hora”, explica Paulo Lambert, Diretor Comercial da TMSA.


Inovação


Como forma de se diferenciar da concorrência, a TMSA tem investido cada vez mais em inovação. “Para que se tenha uma ideia desta mudança, apesar da TMSA sempre ter sido uma empresa inovadora, vale lembrar que registramos a nossa primeira patente somente em 1996. Sendo que até 2012, registramos aproximadamente uma patente a cada 2 anos. De 2013 até o final deste ano, teremos gerado, em nome da TMSA e/ou suas interligadas, mais 10 novos pedidos de patente. Vários também no exterior, praticamente quadruplicando nossa produção anual”, comenta Mathias Elter, Presidente da TMSA.


Linha de Produtos


A TMSA tem como seus principais produtos: carregadores e descarregadores de navios e barcaças; transportadores de correia (até 20.000 t/h), tubulares, de corrente, helicoidais, pneumáticos e especiais, elevadores de caçambas (até 2.000 t/h); secadores de grãos e sementes; máquinas de pré-limpeza, limpeza e classificação de grãos e sementes (até 500 t/h), sistemas de despoeiramento e controle ambiental, soluções integradas com elétrica e automação, inclusive com eletrocentros, além de outras soluções específicas para armazenagem de matérias-primas, carvão e madeira, bem como sistemas completos de peletização de biomassas. Nos últimos anos, além dos fornecimentos em regime “turn key”, também são mais frequentes os regimes de EPC e EPCM.


Competitividade


Para os mercados cada vez mais competitivos em que atua, nos quais a pressão por redução de custos e aumento de produtividade é crescente e decisiva, a equipe TMSA possui a expertise de buscar e criar soluções inovadoras de melhor custo global (menor TCO – Custo Total de Propriedade). Ao completar seu cinquentenário, a TMSA tem a experiência acumulada e a vontade estratégica para focar seus esforços no aumento da lucratividade de seus clientes, pois além de projetos “green field”, passou a oferecer soluções para sustentação e modernização das instalações industriais já existentes de seus clientes (o chamado “brown field”), através da alocação de sua equipe de engenharia altamente especializada.

Destaque
Recentes
Arquivo
Tags

​​​​© 2018 por Doxxa | Conteúdo e Relacionamento

CONTATO:

 

SIGA:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle