Rio Grande do Sul terá novo roteiro de caminhadas em 2017


Caminho dos Faróis - turismo contemplativo como meio de preservação ambiental

Em 2017, o Rio Grande do Sul passa a ter uma nova opção de trilha ecológica já no primeiro semestre. O“Caminho dos Faróis” apresenta um formato inédito de turismo com caminhadas meditativas ecologicamente ativas àqueles que buscam paz espiritual na integração com a natureza. O roteiro de 190 km, percorrido em 8 dias com aproximadamente 25 km por dia, inicia na localidade da Capilha, Rio Grande (RS), margeia a estação ecológica do Taim até o litoral pela estrada da Serraria, segue pela orla marítima até o balneário da Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar (RS).


O “Caminho dos Faróis” representa uma evolução do primeiro projeto criado pelo odontólogo gaúcho FernandoPereira de Souza Neto, que idealizou, investiu e transformou em realidade o roteiro da “Travessia da Maior Praia do Mundo”, que já existe há 3 anos e está em sua 10ª edição, atraindo pessoas de todo o país. Fernando teve seus objetivos de vida transformados após peregrinar sozinho 220km de praia deserta entre o Cassino e a Barra do Chuí, quando o “caminho” foi tão positivo e transformador que decidiu encontrar uma forma de dividir esta experiência com mais pessoas.


Este novo roteiro - “Caminho dos Faróis” - surge também como um resgate histórico-cultural pela existência de vários pontos de interesse arqueológicos, como naufrágios históricos, antigas igrejas, antigos faróis, sítios paleontológicos e os “concheiros”, que são extensões de praia cobertas por uma espessa camada de conchas fósseis. A programação para 2017 será divulgada em breve, e tem características únicas, diferentes de outros roteiros já existentes no Brasil e no mundo. Esta é uma nova opção dirigida não somente aquelas pessoas que possuem um excelente preparo físico – como se exige em outros trajetos de trilhas de aventuras já existentes – mas também proporcionará experiências inesquecíveis junto a uma natureza ainda pouco explorada.


2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento


Recentemente, a ONU declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, e o percurso do “Caminho dos Faróis” oferece uma rotina que contempla a flora e fauna de uma localidade ainda pouco conhecida no mundo. Na medida em que oportunizada aos participantes a realização voluntária de atividades de coleta do lixo da praia, e outras ações que contribuam com o meio ambiente da região, este novo projeto de turismo contemplativo como meio de preservação ambiental deverá se tornar um referencial importante no estado do RS.

Destaque
Recentes
Arquivo
Tags

​​​​© 2018 por Doxxa | Conteúdo e Relacionamento

CONTATO:

 

SIGA:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle